Polimáquinas investe em planejamento estratégico e qualidade

Indústria com mais de 40 anos de história comemora, com este foco, a sua 5ª certificação ISO 9001, emitida recentemente

Em mercados cada vez mais competitivos, a atualização das indústrias também está no topo da lista de exigências para a sua expansão, principalmente internacional. Investindo em seu potencial, a Polimáquinas, empresa genuinamente bauruense, é destaque ao conquistar, pela quinta vez, a certificação ISO 9001: 2015, que atualiza as demais normas e traz direcionamento ao planejamento estratégico, envolvendo ainda mais a figura da diretoria nos processos da empresa.

É através desta metodologia que é possível planejar onde serão feitos os investimentos da empresa, além de dar sequência aos procedimentos padrões já criados dentro da indústria. O resultado é uma equipe ainda mais unida, com ações de trabalho engrenadas e um produto final com qualidade cada vez melhor.

O diretor da Polimáquinas Marcos Rodrigues de Mello, explica que esta atualização começa a enfatizar mais as questões relacionadas à gestão. “Nós tínhamos essa certificação na norma anterior, e ela foi alterada significativamente. Agora ela começa a enfatizar questões ligadas à gestão. A ISO 9000, nasce com foco na qualidade, no sentido da qualidade do produto. Hoje eles tratam da gestão como um todo, e o principal de tudo isso é a valorização do planejamento estratégico, avaliando os riscos, as oportunidades, capacitação dos funcionários, orçamento, plano plurianual, investimentos”.

A certificação ocorre a cada três anos, e, para que ela aconteça, a indústria precisa passar por um longo processo de adequação, que pode durar até mais de um ano. “Este último processo de adequação durou cerca de 10 meses. Passamos por duas auditorias: interna (2 dias) e externa (4 dias)”, esclarece o engenheiro de produção e coordenador de qualidade Cláudio Montanher de Souza.

HISTÓRICO
A Polimáquinas conquistou a sua primeira certificação ISO em abril de 2006. As demais, que foram dando sequência às atualizações da norma, aconteceram em 2009, 2012, 2015 e agora, em 2018.

Souza ainda destaca que o grande ponto forte da norma é a padronização, que influencia e promove, diretamente, a execução das tarefas por procedimentos. “Para tudo o que você vai executar na empresa, existem procedimentos que são baseados na norma. A ISO também possibilita a abertura de mercado, principalmente no Exterior. A certificação ISO é um ponto muito cobrado para este mercado, e, para nós, isso melhorou muito”.

O resultado de todo esse processo, é a satisfação do cliente final, com produtos e atendimento cada vez melhores. “A norma é uma melhoria contínua, o que nos motiva a estarmos sempre aprimorando a empresa como um todo. Eles vão promovendo as melhorias para, cada vez mais, a satisfação do cliente ser atendida. Você padroniza os procedimentos da empresa com foco em fornecer um produto com qualidade”, complementa.

Existem organismos certificadores espalhados pelo mundo todo são os responsáveis por fazer as auditorias e fornecer os certificados.

SOBRE A EMPRESA
A Polimáquinas é uma indústria bauruense especializada na confecção de máquinas de corte e solda para embalagens plásticas, que vão desde as tradicionais sacolas de supermercado, passando ainda pelas alças flexíveis, sachês e muito mais. A sua atuação está em todo o Mercosul, porém, já comercializou maquinários para diversas partes do mundo.

Fonte: Jornal da Cidade, caderno “Economia & Negócios”, publicado em Bauru, no dia 01 de abril de 2018.
Foto por: Malavolta Jr.



Galeria de fotos